sábado, 27 de agosto de 2011

A INFLUÊNCIA DOS SAIS MINERAIS DAS BEBIDAS NA HIDRATAÇÃO

Conselho Científico do Instituto de Hidratação e Saúde


Sais minerais e hidratação
      
      A manutenção do equilíbrio dos fluidos corporais é um fator importante na homeostasia
fisiológica. A água corporal está principalmente dividida entre os compartimentos intracelular e extracelular, sendo este último composto pelo espaço intersticial e pelo espaço vascular. Estes compartimentos estão separados por barreiras semipermeáveis, que permitem o livre acesso dos eletrólitos e da água. A absorção, distribuição e retenção de água nos diferentes compartimentos da água corporal parecem ser afetadas pela presença de alguns nutrientes.

      Os eletrólitos são elementos que conduzem eletricidade quando estão dissolvidos em água. Em nutrição, este termo é usado para referir os sais minerais sódio, potássio e cloro – os principais eletrólitos dos fluidos corporais. No organismo, os sais minerais são importantes para a manutenção do balanço hídrico, estando a regulação dos fluidos do organismo sob estreito controlo homeostático. O movimento da água entre os compartimentos é controlado por uma variedade de mecanismos sensíveis e complexos, que incluem a osmose e o efeito de gradientes de pressão hidrostática. Em termos práticos, pode ser preferível escolher fontes de hidratação que não contenham apenas água mas que forneçam outros ingredientes que melhorem o processo de hidratação, como são o caso de alguns sais minerais.
Após atividade física intensa a reidratação completa depende da reposição dos eletrólitos e água perdidos pela transpiração

     A distribuição dos fluidos pelos diferentes compartimentos do corpo depende da concentração dos eletrólitos. No espaço intracelular, o potássio é o principal catião, enquanto no espaço extracelular o sódio é o catião mais abundante e o cloro é o principal anião . Uma vez que a água se desloca por osmose dos compartimentos com solutos pouco concentrados para os mais concentrados, a regulação da distribuição da água corporal é feita pela concentração dos eletrólitos em cada um dos compartimentos.
      Vários estudos têm sido realizados para dar a conhecer a quantidade e composição ideais que
as bebidas devem apresentar para uma hidratação bem sucedida. Após o exercício, quando as perdas de água pela transpiração são elevadas, especialmente em ambientes quentes e/ou húmidos, é essencial que a recuperação do balanço hídrico se faça de forma tão rápida e completa quanto possível, nomeadamente quando o tempo para proceder à reidratação é limitado. A reidratação completa, após o exercício, só pode ser alcançada se os eletrólitos e água perdidos pela transpiração forem repostos.
      Apesar de alguma variabilidade individual na taxa de sudorese e composição do suor, o sódio
surge como o principal eletrólito perdido pela transpiração. Já o potássio perde-se em quantidades mais moderadas e os restantes iões, como o cloro e o magnésio, em quantidades ainda menores. Apesar das perdas de potássio pela sudorese serem relativamente modestas por comparação às de sódio, as perdas através da diurese, durante o período de recuperação do equilíbrio hídrico, são francamente significativas. Assim, é da maior importância que tanto o sódio como o potássio sejam repostos para que a hidratação corporal seja completa.
      Em 1973, Costill e Sparks mostraram que o consumo de soluções ricas em eletrólitos, em
situação de desidratação, leva a uma melhor recuperação do volume plasmático por comparação ao consumo de água simples. Mais recentemente, uma revisão por Rick e Sharp confirmou que soluções ricas em sódio e potássio são mais eficazes na reidratação do que a água simples, ou bebidas com baixo conteúdo em sais minerais. Os primeiros estudos que investigaram este efeito dos eletrólitos na hidratação revelaram que o elevado consumo de água simples leva a uma diminuição brusca da osmolaridade e da concentração de sódio no plasma, o que conduz a um aumento da diurese. Por exemplo, através do consumo de água e sal (77 mmol/l), cerca de 29% da água ingerida foi perdida nas 3h seguintes, pela urina, comparativamente a 49% de água perdida com a ingestão de apenas água. A menor reidratação verificada quando se ingere água simples parece dever-se, por um lado, à perda de sódio na urina, causada pelos níveis plasmáticos de aldosterona e renina e, por outro lado, à diminuída vontade em beber motivada pela redução súbita da osmolaridade do plasma e da concentração de sódio circulante.
     Parece evidente que, qualquer que seja a bebida ingerida no contexto da desidratação, o
volume consumido deve ser superior ao perdido pela sudorese. No entanto, mesmo quando
se ingere um volume elevado (p. ex., o dobro do perdido pela transpiração), se a quantidade
de sódio presente nas bebidas for baixa (menos de 30 mmol/l), não é possível manter um
balanço hídrico positivo por mais de 2h. O aumento deste eletrólito (mais de 50 mmol/l) nas
bebidas ajuda o indivíduo a manter-se hidratado por mais tempo.
     Estudos experimentais demonstraram que a inclusão de potássio nas bebidas poderá, em
algumas situações, ser tão eficaz para a hidratação como o sódio. Desta forma, os líquidos ingeridos devem apresentar teores de sódio moderadamente elevados, e também potássio.Para uma eficaz e completa hidratação, o Instituto da Medicina Norte-Americano recomenda que as bebidas devam conter perto de 45-70mg/dl de sódio e cerca de 19-40mg/dl de potássio. A maioria das bebidas desportivas apresenta valores de sódio entre 50-70mg/dl e de 80-200mg/dl de potássio.
      A água simples é adequada na recuperação hídrica se for acompanhada pela ingestão de alimentos sólidos, pois só assim é possível repor os eletrólitos perdidos e garantir uma correta hidratação. Contudo, existem muitas situações em que o consumo de comida sólida não é possível ou desejável e por isso é útil a presença de eletrólitos nas bebidas ingeridas nessas situações. A utilização destas bebidas é particularmente importante em contextos em que a reidratação tem de ser conseguida rapidamente.
Reidratação mais rápida quando se ingerem bebidas ricas em sais minerais

     
Os estudos disponíveis mostram que a reidratação é mais rápida e completa quando se
ingerem bebidas ricas em sais minerais, comparativamente à ingestão de água simples. Desta
forma, o consumo de bebidas que apresentam um enriquecimento de eletrólitos na sua composição permite que a hidratação se faça de um modo facilitado, por ação do estímulo da sede e da retenção dos fluidos corporais. Em situações que exigem uma rápida reidratação e/ou quando não é possível ingerir alimentos sólidos, estas bebidas são por isso uma boa alternativa à ingestão de água simples.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Acessados