terça-feira, 30 de agosto de 2011

Artroplastia Total do Quadril




A principal condição clínica que leva a artroplastia de quadril é a doença degenerativa da cartilagem articular, representada pela osteoartrose do quadril.
A osteoartrose pode ser primária – ou idiopática - (quando não há nenhuma outra patologia associada que leve à destruição da superfície articular) ou secundária, quando a degeneração da cartilagem ocorre devido a alguma outra patologia que acometa o quadril. As principais causas de osteoartrose secundária são a Necrose Asséptica da Cabeça Femural (NACF), as doenças
reumáticas (como a Artrite Reumatóide), as displasias congênitas do quadril, as sequelas de trauma (fraturas não identificadas do colo e cabeça femural e fraturas acetabulares).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 27 de agosto de 2011

A INFLUÊNCIA DOS SAIS MINERAIS DAS BEBIDAS NA HIDRATAÇÃO

Conselho Científico do Instituto de Hidratação e Saúde


Sais minerais e hidratação
      
      A manutenção do equilíbrio dos fluidos corporais é um fator importante na homeostasia
fisiológica. A água corporal está principalmente dividida entre os compartimentos intracelular e extracelular, sendo este último composto pelo espaço intersticial e pelo espaço vascular. Estes compartimentos estão separados por barreiras semipermeáveis, que permitem o livre acesso dos eletrólitos e da água. A absorção, distribuição e retenção de água nos diferentes compartimentos da água corporal parecem ser afetadas pela presença de alguns nutrientes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Kinesio Taping



Definição: Tratamento que visa intervir na programação sensório-motora pela estimulação tegumentar, utilizando uma bandagem elástica adesiva não limitante.
O método foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase e pelo Dr. Murai, há  aproximadamente 30 anos, com o objetivo de criar um método que pudesse habilitar ou reabilitar o ato motor sem limitar o movimento para que assim outras técnicas pudessem ser adotadas sem interferência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FES - Estimulação Elétrica Funcional

Armênio Felipe Santos Duarte
Mayla Figueira Vieira
Ricardo
Orientador:
Prof. Blair José Rosa Filho.



Fisiologia

A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o nervo motor, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo. Este sincronismo promove uma contração eficiente, mas é necessário treinamento específico, afim de evitar a fadiga precoce que impediria a utilização funcional do método com o objetivo reabilitacionais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Resolução Normativa da ANS para a Cobertura Obrigatória para Planos de Súde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publica nesta terça-feira, 02/08/2011, a Resolução Normativa 262 que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, garantindo e tornando pública a cobertura assistencial mínima obrigatória. O rol constitui a referência básica para cobertura assistencial nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e é revisado a cada dois anos.  Nesta atualização será incluída a cobertura para cerca de 60 novos procedimentos, que entrará em vigor a partir do dia 01/01/2012.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos do Peito


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessados