sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Intervenção Fisioterapeutica em Pacientes com Hemofília


  
As articulações mais afetas pelos sangramentos na hemofilia são os joelhos, tornozelos e cotovelos. É causado por dois motivos: O primeiro motivo seria por algumas articulações ter o grau de movimento de flexão e extensão, (movimento de dobradiça), são mais afetadas por hemorragias do que as articulações que têm vários graus de movimento como as articulações dos ombros e quadril. Isso acontece pelo o motivo de que as articulações com vários graus de movimento possuem cápsulas articulares não são tão afetadas por hemorragias com a mesma frequência que as juntas articuladas do tipo dobradiças. O segundo motivo esta relacionada a varias camadas de  músculos resistentes que cobrem o quadril e o ombro. Os músculos dos joelhos, tornozelos e cotovelos estão situados acima e abaixo das articulações e são cruzadas apenas por tendões. Portanto, essas juntas não estão tão bem protegidas por todos os lados. 


 Articulações Afetadas
   

    Os músculos estabilizadores são geralmente profundos, localizados próximos às articulações. Quando há uma agressão na região, eles ficam mais fracos. Os músculos mobilizadores mais próximos assumem a função estabilizadora, mas, por se cansarem rapidamente não podem realizar as mesmas funções dos músculos estabilizadores. Tornam-se então rígidos e doloridos, sendo facilmente lesados se alongados ou exercitados em excesso. Alguns exemplos são os flexores do pulso e dedos da mão, músculos da panturrilha, tendões e os músculos flexores do quadril (iliopsoas).Os músculos que reagem enfraquecendo são o quadríceps, tríceps e os músculos extensores do quadril.Com o passar do tempo, intensifica-se esse enfraquecimento e os mobilizadores vão ficando mais fortes.
    É por isso que uma avaliação apropriada do funcionamento muscular é muito importante antes de selecionar um programa de exercícios. Os músculos corretos têm que ser treinados de forma correta ou a situação pode até agravar.
    Os hemofílicos que tiveram muitas hemorragias podem adquirir uma postura peculiar desenvolvida de acordo com a posição que as articulações e os músculos assumem quando há sangramento na região, desenvolvendo varias deformidades nos joelhos, quadris e cotovelos em flexão; lordose lombar, flexão plantar dos tornozelos; assimetria pélvica devido à diferença de comprimento entre as pernas, e muitas atrofias musculares. Punhos e dedos flexionados devido à hemorragia muscular profunda no antebraço são menos comuns, mas muito incapacitantes.


Pratica de exercício

    Antes de prescrever os exercícios o Fisioterapeuta deve estar atento se o concentrado de fator da coagulação não estiver prontamente disponível, pois o exercício pode causar uma hemorragia.
    A prática de exercícios não se deve começar com exercícios muito intensos, é recomendado que comesse com exercícios leves e progredir gradualmente.
    Uma boa proposta de treino seria os exercícios isométricos, por envolver uma contração muscular sem produzir movimentos nas articulações. Também são indicados quando o paciente possuir músculos com importante atrofia ou dor articular.

    O fisioterapeuta deve sempre estar atento com o paciente hemofílico quanto à presença de dor, se uma dor é identificada pode ser um começo de hemorragia. Para evitar que isso ocorra deve-se tomar muito cuidado quanto a fadiga muscular e exercícios que aumentem a carga da articulação lesada.

  
    Se houve uma hemorragia recente, duas ou três repetições é o máximo tolerado. Se a hemorragia parou e o objetivo é recuperar a perda de movimento, mais repetições serão necessárias. O paciente e o fisioterapeuta devem ouvir os sinais do corpo – desconforto quase sempre significa fim da sessão.

   O compromisso com qualquer programa de exercício será maior se os exercícios escolhidos estiverem relacionados aos objetivos funcionais e interesses de cada pessoa. Alguns dos exercícios para reabilitar uma articulação pode causar grandes estresse em outras articulações, comece com exercícios simples, práticos e funcionais e observe o progresso do paciente para evitar mais lesões.
   A propriocepção é o processo pelo qual o corpo reage às mudanças de posição das articulações. Os receptores de posição das articulações se localizam na cápsula articular e podem ser danificados quando a cápsula é distendida durante uma hemorragia. A falha na recuperação da propriocepção resultará na incapacidade da articulação em responder adequadamente a um novo esforço e facilitará uma nova lesão.
   O objetivo da maioria dos exercícios é deixar a amplitude/força seja igual à do lado oposto. Isto se aplica apenas se o lado oposto tiver amplitude normal e força, e se a articulação ou músculo afetado já teve amplitude normal e/ou força para começar.
   Algumas pessoas desenvolvem limitações crônicas a alguns movimentos e a realização de movimentos
“normais” se tornam impossível. Nesse caso, o objetivo dos exercícios é prevenir perda adicional de outras funções e fazer com que as articulações e os músculos voltem a seu estado normal o quanto antes após uma nova hemorragia.
  
   Mantendo a mobilidade nas articulações e músculos fortes e flexíveis, todas as pessoas com hemofilia podem ser capazes de continuar com suas atividades diárias normais na casa, escola e trabalho.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Acessados